Não fique bravo com seu Beta

terça-feira, 12 de março de 2013

Por: Dominique Writter


Já é difícil receber criticas de nossos queridos leitores; é ainda pior quando a pessoa que te dá a bronca e vem corrigir seus erros é um Beta.

Os Betas tem aquela fama de seres perfeitos, durões e bravos, mas na verdade eles são bem razoáveis. Raramente desrespeitam alguém (caso isso aconteça, não deixe que se repita, procure outra pessoa para lhe ajudar) e apontam todos os seus erros da maneira mais sutil possível. Ele pode achar que o texto enviado por você é uma merda, o pior que ele já leu, mas fará de tudo para comunicar seus erros e dizer como poderá melhorá-los sem faltar com o respeito.

As pessoas ficam bravas com os Beta Readers constantemente, dizem que eles se acham superiores, contam a todos que ele ficou com inveja e que foi grosso, masm na maioria das vezes, foi só uma crítica que as atingiu. Dói colocar o dedo na ferida, cutucar e jogar álcool sobre ela. E é exatamente o que um Beta faz, vai o mais fundo que pode para comentar seu texto da melhor forma possível.

É necessário que haja respeito e muita paciência dos dois lados. Respire fundo antes de responder à crítica do Beta e leia-a com calma, tenha o seu momento de revolta e volte a revisar o texto. Logo surge um pensamento: "Não é que ele(a) tinha razão?"

Tem gente que odeia ser criticado, não suporta a avaliação de um Beta Reader e qualquer coisa se torna motivo para discussão; se você é uma destas pessoas, fica a dica: não procure um Beta ainda. Dê tempo ao tempo, use um corretor para corrigir suas fics, respire fundo e tente compreender as vantagens de ser betado por uma pessoa com mais experiência que você.

Seus leitores provavelmente vão te criticar algum dia, seus professores o farão, então quem dirá os Betas! Lembre-se de que você sempre pode optar por ficar sem acompanhamento, se for seu desejo, comunique ao seu leitor mais fiel que você não consegue aceitar bem os julgamentos dele, agradeça pela ajuda que já lhe foi dada (sempre!) e avise antes de pular fora da relação! Nunca abandone um Beta sem avisar, afinal, ele vai esperar por você e se irritará com o sumiço sem explicação..

Acima de tudo, tente sempre se colocar no lugar da pessoa que faz tudo com tanto carinho (por mais duros que eles possam ser) e dedicação.

Estou de olho em vocês!


Dominique Writter é criadora do blog: http://omanualdobomleitor.blogspot.com.br um dos nossos blogs parceiros, e cedeu gentilmente essa postagem para compartilharmos com vocês.

3 comentários:

  1. Todos os retardados que não sabem receber uma crítica deveriam ler isso. Perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Tsc. E eu aqui esperando o beta que me pareceu mais ácido e perfeccionista desocupar para eu poder chamar de meu...Se fosse para receber só elogios eu pedia para minha mãe avaliar meu texto!

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana