Como escrever um bom review

quarta-feira, 27 de março de 2013

Por: Duda S.




Ao postar uma fanfic, o que cada autor mais aguarda são os comentários especulando sobre sua história. Na maioria das vezes, ele se depara com algo semelhante a: “Adoreeeei! Mega perfeito. Posta mais!!!”. Entretanto, pensando um pouco, é perceptível que esse tipo de review não acrescenta em nada a quem escreve. Que tal aprender como fazer uma análise simples e escrever bons reviews?

É possível definir review como uma espécie de resenha, que é semelhante a um texto em forma de síntese que expressa a opinião do leitor sobre algum filme, teatro, livro e,neste caso, uma fanfic. Se uma resenha é uma síntese, deve apontar diretamente a crítica, porém argumentado, e nunca se baseando em “gostei, tá legal” ou “achei ridículo, chato demais”.

A partir dessas informações, adequei a construção de uma resenha para a forma de construção de um review. Segue, então, uma proposta de como analisar um texto, em quatro pontos:

1º - Deve-se atentar para os pontos ortográficos e gramaticais. Caso haja poucos erros, aponte os que você identificou e explique ao formato correto, orientando o autor a tirar suas dúvidas na seção “Português” do Nyah! ou a procurar alguém que possa explicar-lhe seus questionamentos. Se for uma situação crítica, instrua o escritor a usar um corretor ortográfico, como o do Word.

2º - Fale sobre a formatação do texto. Indique se os parágrafos estão alinhados e o texto justificado. Aponte se visualmente o texto causa um agrado aos olhos do leitor, produzindo a vontade de ler. 

3º - Após verificar os dois primeiros tópicos, verifique se o texto está coeso e coerente, ou seja, se as frases estão bem-escritas, encaixam-se uma na outra e fazem sentido.

Ex: Há um fanfic que fala sobre duas abelhas que odeiam chocolate quente, porém sem explicação alguma, elas aparecem em Paris bebendo chocolate quente. Tem coerência? Não.
Coesão – Qualidade de uma coisa cujas partes estão todas ligadas entre si, fazendo com que um texto se apresente de forma clara.
Coerência – Ligação, conexão, de um conjunto de ideias ou de fatos, formando um todo lógico.

4º - Por fim, observe a construção dos personagens, espaço e cenas. Analise se quem escreve planejou esses temas de forma organizada. Verifique o enredo considerando os possíveis aspectos:
§ Se a narrativa for cronológica, veja se há um início, um desenrolar e um desfecho.
§ Nas narrativas mais longas, avalie o desenvolvimento do tempo e do espaço (cenários, ambientes).
§ Considere analisar os diferentes núcleos que uma história pode ter, e os conflitos causados entre eles ou dentro deles.
§ Procure ver se o enredo não deixa dúvidas, respondendo perguntas como “Onde a cena se passou?”, “O que tal personagem fez?” ou “Quem é o protagonista e o antagonista?”.



Esses quatro pontos servem como base para a construção de um bom review, todavia é importante lembrar que toda a crítica construtiva é feita com educação, respeitando a cada um.

Considere como elogiar o escritor. Mesmo que não haja salvação para o texto, parabenize a coragem do autor de postar algo na internet, expondo-se, consequentemente, a críticas – positivas ou negativas.

Se achar que tudo está perfeito, não se contente em deixar um mero review de duas linhas. Dê palpites sobre o rumo da história, comente sobre a ação dos personagens, se concorda com as decisões tomadas por eles. Diga como se sente em relação à fanfic, fale sobre as sensações que teve diante das situações apresentadas.

Não é necessário fazer uma dissertação digna de nota máxima no ENEM, basta escrever algo decente e honesto ao autor. O objetivo final é argumentar fazendo uma crítica direta, e, seguindo as instruções apontadas, com certeza você saberá como escrever um bom review.


Pesquisa:
http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/
http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1643713
http://www.tudosobreconcursos.com/os-dez-mandamentos-para-analise-de-textos
http://estaodoaprender.blogspot.com.br/2011/11/analise-literaria-elementos-da.html
http://www.brasilescola.com/redacao/construcao-personagem.htm


Duda S é estudante de eletroeletrônica, futura engenheira e beta reader. Pianista amadora. Apaixonada por Jane Austen.

8 comentários:

  1. Engraçado, eu faço a maior parte do que você citou acima, porque acredito que pode ajudar o autor, dá uma força. Me esforçarei para melhorar nos outros aspectos, os meus comentários e continuar prestigiando os meus fictores favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, mais uma vez obrigada pelos coments, ficamos felizes demais que as nossas postagens estejam sendo úteis,

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Realmente foram dicas bem úteis. É muito chato mesmo receber reviews que dizem apenas "gostei", "adorei". É muito bom quando leitor sabe apontar o que gostou ou não, fazendo com que nós escritores possamos melhorar sempre.
    Como leitora, sempre tento dizer o que achei bom ou não, e com certeza seguirei suas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Lena, agradecemos imensamente pelas palavras. Qualquer sugestão de postagem que você tiver não hesite em falar conosco. E fomos lá no seu blog que está bem legal, se quiser publicar um texto aqui no nosso blog, fique à vontade, dê uma olhada no topo sobre nossas "normas" de publicação.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma fic,eu devo ter 5ou 4 pessoas que acompanham, e só uma comenta. Mas comenta uma sequência de adjetivos positivos e, de vez em quando alguns verbos. Se eu mandasse esse link pra ela, eu pareceria muito rude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me permite um palpite, eu acho que pareceria um pouco rude sim. Imagine só: uma única pessoa comenta seus textos e você "insinua" que ela deveria fazer de forma diferente. Talvez ela acabe se sentindo desencorajada a comentar.
      Acredito que nas notas do autor você poderia colocar frases que incentivassem as pessoas a comentar... Talvez até mesmo colocar perguntas diretas sobre o que elas esperam da fic...
      Acho que você precisa encorajar as 3 ou 4 pessoas que nunca comentam nada.

      Excluir
  6. Valeu por isso e se de bem na vida

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana