O que é beta reader?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Por: Cyndi

Existem muitos escritores no mundo, e muitos pensam que escrever é uma tarefa sempre solitária. Isso não é bem verdade. Em um nível menos perceptível, podemos dizer que um autor sempre será influenciado pela opinião de seus leitores. Por mais que ele escreva sozinho, as críticas e elogios acabarão fazendo seu papel de ajudar o autor a melhorar. Posso dizer que os leitores fazem parte do processo.

Em um nível mais profundo, não podemos negar que todo escritor é influenciado por histórias que admira. Quando vemos um anime legal, lemos um livro bem escrito, assistimos a um filme, temos nossa criatividade “moldada”. Isso ocorre desde criança. Eu duvido que você tenha escrito algo que não tenha absolutamente nada a ver com as coisas que você leu/assistiu/ouviu durante toda a sua vida. Criar histórias é sempre em coletividade, mesmo que involuntariamente.

Agora falarei de uma "influência" mais direta, os beta readers.

Mas, tia, o que é beta reader? Eu tinha um peixe beta, é isso? Ou é marca de shampoo? 

Eu adoro o peixinho beta, mas, não, não é isso. Beta reader é a primeira pessoa que lerá uma fanfic ou texto qualquer, com olhar crítico.

Sabe quando aquele esperado jogo sai em versão beta? Ou quando você recebe um código para ser um jogador beta daquele lançamento? Ou aquele programa de computador que é lançado em versão beta?

Beta é um "teste". É isso que fazemos, testamos a fanfic pra ver se está apresentável para o público — reparem que não disse “perfeita”, “maravilhosa” nem nada do tipo. Não é nosso papel fazer milagres, mas apontar o caminho para melhorias. Exatamente como um beta tester de games.

Todos temos algum senso crítico, mas alguns o desenvolvem mais que outros. Dentre os que o desenvolvem, uma porcentagem adquire coragem de usá-lo sem medo de perder amigos e namorados (-q). Dentre esses, alguns míseros gatos pingados resolvem usar o tal talento para um bem comum, de graça, por querer ajudar, por gostar dos fandoms. Somos nós, beta readers, estes pobres coitados.

Reparou que destaquei a palavra "crítico" duas vezes? Pois é, isso significa que um leitor beta vai pisar no seu calo e enfiar o dedo na sua ferida. Por quê? Porque provavelmente você não sabe que a ferida está lá, ou não está se esforçando para curá-la. Então fazemos questão de mostrar isso do jeito mais prático possível.

Também deve ficar claro que um beta não é corretor ortográfico. Claro que ele irá mostrar onde houver erros, mas existem ferramentas como o corretor ortográfico do Word que devem ser usadas — e acreditem, muitos autores não usam e nos mandam fics cheias de erros de digitação.

O foco de um beta é mais a crítica literária. Ele vai avaliar os personagens, o cenário, as descrições, os diálogos, a estrutura do texto, a criatividade (o a falta dela), entre muitas outras coisas. Ele também vai procurar dizer se o autor está conseguindo cumprir o objetivo de sua fic, por isso é importante que, caso seja requerido, o autor passe para o beta o máximo de informações possíveis sobre seus planos para a fic.

Bem, a ideia desse texto era explicar superficialmente o que é um beta e o que não é. Eu poderia dizer muitas outras coisas, que eu particularmente faço, mas cada beta tem sua forma de trabalhar. O mais importante é ter sempre em mente que um texto nunca é bom o suficiente para não poder melhorar. E um beta reader pode ser exatamente o que você precisa para conseguir isso.


Cyndi tem uma relação de amor e ódio com as palavras. Autodidata de diversas áreas do conhecimento, amante das revoluções, dos felinos e de doces. Não escreve nada ao acaso, e para tudo cria caso. http://nyahmarshmallow.blogspot.com.br

23 comentários:

  1. O blog está lindo, adorei as postagens também. Estão cheias de informações para novatos! :D

    ResponderExcluir
  2. Poxinha, se soubesse disso antes, tinha arranjado um lindíssimo Beta par ame ajudar, agora já to postando a história =x
    Mas gostei bastante da explicação! ^^

    ResponderExcluir
  3. Não estou encontrando o resultado para betas readers do mês de junho. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, o processo ainda está em andamento. Seja paciente =D

    ResponderExcluir
  5. Hey! Adorei o texto, me ajudou bastante. Estou bastante ansiosa para saber os ganhadores de Julho!! Tenho uma pergunta: Se alguém não passar, pode tentar novamente?

    ResponderExcluir
  6. Você pode tentar o teste quantas vezes quiser, minha querida!
    Bjoo!

    ResponderExcluir
  7. Estou muito ansiosa, vou fazer o teste mês que vem :DDDDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, minha querida =)
      Vamos aguardar seu teste a partir do dia 05/08
      bjooo

      Excluir
  8. Bela explicação pra quem ainda não sabe ou pra quem ainda é ignorante e quer achar que os betas são só pessoas más que falam coisas ruins sobre sua fic q' Não deve ser fácil ser beta. Tem que aguentar cada uma... Mas ainda bem que temos vocês, com esse blog maravilhoso <3

    ResponderExcluir
  9. Oi.Adorei seu blog e foi o momento certo p ele aparecer. Estive lendo uma fanfic e ela já estavanos primeiros capítulos de sua terceira temporada quando a perdeu por "desobedeçer os termos de usos"....fiquei sem fic para ler ,então chegou duas fics e agr estou acompanhando e uma delas como a escritora mesmo diz,ela escreve correndo e ñ ver dps o que escreveu.Acaba saindo alguns erros de ortografia e tals,fora isso acho eu q ta legal.
    Enfim,minha prima me chamou para escrever juntas uma fanfjc e sim, vai ser nossa primeira fanfic .Mas tenho medo de escrever ,mesmo sendo chata com a ortografia e sabendo q ñ vai ter erros desse tipo. Me dá uma ideia? Não sei sobre oq vai ser nossa história. Ah,e também não sou fã desses cantores internacionais q o pessoal sempre escreve tipo,Justin Bieber,One direccion. Sou iveteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava muito de te poder dar uma ideia, flor, mas não posso. Tem que ser algo que surge naturalmente, para tu depois teres ideias e imaginação.

      No Nyah! também não são permitidas fics sobre pessoas reais.

      Excluir
  10. Como faço para fazer o teste mês que vem? Me manda o link pf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo teste no Nyah! começa já dia 4 de fevereiro, e vou-te explicar com funciona: O processo é constituído por 2 etapas + indução. A primeira consta em responder a algumas perguntas, em conjunto com a mensagem de inscrição. Se passares na primeira, tens a segunda etapa. Nesta etapa tens que betar um pequeno que te enviamos. Se passares na segunda tens a indução. Aí, tu terás um padrinho que te iniciará na Liga.

      Mais informações aqui: http://fanfiction.com.br/liga_dos_betas/pagina/32/Seja_um_beta_reader/

      Depois também tens o pré-requisitos, aqui: http://fanfiction.com.br/pagina/41/Requisitos_para_ser_beta_reader/

      Espero ter ajudado e vemo-nos no próximo processo, flor ♥

      Excluir
  11. A primeira vez que li essa postagem, realmente me interessei e decidi procurar alguém pra betar a minha fic.
    Suponhamos que a minha fic se chame "borboletinha" e seja da categoria "original". Certo, encontrei uma beta que realmente me impressionou, e ela aceitou a proposta de betagem pra minha fic. Ea começou a betar borboletinha.
    Um tempo depois, criei outra fic, "andorinha".
    Minha beta ficou indisponivel, e decidi esperar ela voltar para continuar com a betagem de "borboletinha", mas como minha ortografia não é perfeita e gostaria de alguém que betasse "andorinha" enquanto "borboletinha" não fosse betado.
    Enfim, não sei se deu pra compreender, mas a pergunta é:
    Eu posso ter uma beta em ''borboletinha'' e outra beta em ''andorinha''?

    Aguardo a resposta.
    xx,
    Anne.

    ResponderExcluir
  12. Olá Anne.
    Sua pergunta foi bem pertinente.
    Quando você "contrata" o serviço de um beta, faz única e exclusivamente para a fanfic combinada. Se você tiver treze fanfics, pode ter treze betas (um exclusivo para cada fanfic), afinal, um beta tem que se adequar a categoria, personagens e tema proposto.
    O importante é que você tenha tempo para desenvolver suas estórias, tendo em mente que cada beta tem um método diferente de realizar a betagem.

    Obs.: não aconselho ninguém tentar escrever treze fanfics de uma vez, muito menos ter treze betas, foi apenas uma hipérbole, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que todos os Betas tivessem a mente aberta como você ;-;
      Já tentei pedir pra um Beta que cuidasse de "Borboletinha" e outro que cuidasse de "Andorinha", fui advertida e quase banida do site!
      ~Sem menção de nomes e endereços de sites ;)

      Excluir
  13. Respostas
    1. Todas as informações de como seres um beta no site Nyah! Fanfiction estão aqui https://fanfiction.com.br/liga_dos_betas/pagina/38/Quero_ser_um_leitor_beta_Como_faco/
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  14. Muito Obrigado! Muito obrigado mesmo. Vc ganhou um fã.

    ResponderExcluir
  15. Haha, um dia viro Beta também!
    Obrigada, esse post ampliou meus horizontes e com certeza me ajudará muito no processo de preparar-me para a função!
    É muito amor pela profissão/hobby

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana